Conselhos para Atletas


Veja algumas dicas para se hidratar e ter um melhor desempenho!

 
 
Para eventos longos, como maratonas, o corpo se transforma em gordura para obter energia quando as fontes de carboidratos acabam. Mas a maioria dos atletas conseguem toda a gordura que eles precisam seguindo orientações dietéticas básicas: comer principalmente gordura insaturada a partir de alimentos como nozes, abacate, azeitonas, óleos vegetais e peixes gordos, como salmão e atum. Especialistas recomendam evitar alimentos gordurosos no dia de um evento, uma vez que pode causar desconforto no estômago para algumas pessoas.
 
 
Beba líquidos cedo e frequentemente. Exercícios de alta intensidade, especialmente em clima quente, pode rapidamente deixá-lo desidratado. Desidratação, por sua vez, pode prejudicar o seu desempenho e, em casos extremos, ser fatal. "Todos os atletas de alta intensidade deve beber líquidos cedo e muitas vezes". E não espere até que você esteja com sede. “Com o tempo você se sente seco e pode ficar gravemente desidratado.” Uma maneira de monitorar a hidratação é a de manter um olho sobre a cor de sua urina. A cor amarela pálida significa que você está recebendo bastante líquido. Urina amarela escura ou brilhante significa que você está bebendo pouco líquido.
 
 
Porque o exercício intenso provoca perda de fluido rápido, é uma boa ideia é beber líquidos antes, bem como durante um evento. Para os atletas de resistência, como maratonistas e ciclistas de longa distância, os especialistas recomendam beber de 8 a 12 ml de líquido a cada 10 ou 15 minutos durante um evento. Quando possível, beba líquidos gelados, que são mais facilmente absorvidas do que água em temperatura ambiente. Líquidos refrigerados também ajudam a resfriar o seu corpo.
 
 
Reponha os eletrólitos perdidos. Suar faz perder eletrólitos. Eletrólitos ajudam a transmitir os sinais nervosos em seu corpo. Para repor eletrólitos perdidos, muitos atletas consomem bebidas esportivas. Se você perder uma grande quantidade de suor, os especialistas recomendam diluir bebidas esportivas com a mesma quantidade de água para obter o melhor equilíbrio de fluidos e eletrólitos.
 
Henrique Torres