Conheça a dieta para impulsionar o seu humor e nível de energia!


Há evidências de que mudar sua dieta pode alterar o seu metabolismo e a química do seu cérebro, e, em última análise, afetar o seu nível de energia e o seu humor.

 
Alimentos podem aumentar a energia e o humor? Embora seja muito cedo para dizer que "uma maçã por dia mantém o marasmo a distância", investigadores estão a estudar as ligações entre o que comemos e como nos sentimos. Há evidências de que mudar sua dieta pode alterar o seu metabolismo e a química do seu cérebro, e, em última análise, afetar o seu nível de energia e o seu humor.
 
 
Os alimentos podem aumentar a energia fornecendo calorias, empurrando seu corpo a queimar calorias de forma eficiente, e, em alguns casos, mediante a entrega de cafeína. Para um humor melhor os melhores alimentos são aqueles que ajudam a manter o açúcar no sangue e os que ajudam a se sentir bem pelas substâncias químicas cerebrais constantes. Veja agora alguns destes alimentos e bebidas que ajudam a fazer isso.
 

Carboidratos inteligentes
 
 
Os carboidratos podem ser o inimigo das dietas para emagrecer da moda, mas eles são vitais para impulsionar a energia e o humor. Eles são a fonte preferida do corpo para obter combustível, além de aumentar os níveis de bem estar, por meio da serotonina. 
 
 
A chave é evitar os doces, que faz com que o açúcar no sangue despenque, fazendo você se sentir cansado e mal-humorado. Em vez disso, escolha os grãos integrais, como o pão integral, o arroz integral e os cereais. Seu corpo absorve os grãos integrais lentamente, mantendo seu nível de açúcar no sangue e os níveis de energia estáveis.
 

Castanha de caju, amêndoas e avelãs
 
 
Estas nozes são ricas em proteínas e magnésio, um mineral que desempenha um papel fundamental na conversão de açúcar em energia. Ter pouco magnésio pode drenar a sua energia. Boas fontes de magnésio incluem grãos integrais, farelo de cereais e particularmente alguns peixes, incluindo linguado.


Castanhas brasileiras e selênio
 
 
Adicione à mistura de castanhas do Brasil para com o selênio, um mineral que pode ser um impulsionador do humor natural. Estudos têm relacionado baixo selênio para o humor mais pobre. Pequenas quantidades de selênio também são encontrados em carnes, frutos do mar, feijão e cereais integrais. Não exagere: excesso de selênio é prejudicial.
 

Folhas verdes
 
 
O folato é outro nutriente que pode diminuir o risco de depressão. Podemos encontrar o folato em vegetais de folhas verdes (como espinafre e alface), legumes, nozes e frutas cítricas.
 

Medicamentos
 
 
Alguns medicamentos podem ajudar a ter mais energia. O medicamento Gerovital, por exemplo, é indicado para pessoas com estado de fadiga física e mental, adaptógeno e funciona também como agente antiestresse.
 
Henrique Torres