Como ter uma alimentação saudável no verão


No verão devemos redobrar a atenção com o que comemos. Saiba como.

O verão está aí! E com ele devemos redobrar a atenção para nossa alimentação. Tudo para evitar infecções alimentares, tonturas, desidratação, diarreia e ganho de peso, sintomas que aparecem devido a má combinação do calor excessivo com uma alimentação ruim.
 
A principal dica é consumir muito líquido. Abuse das frutas com água, água de coco e carregue sempre uma garrafinha com você. É muito importante consumir água, pois nessa época nosso corpo se desidrata facilmente. Fique atento com as crianças, elas tem uma maior tendência a desidratação.
 
Todo mundo sabe que comidas pesadas são um perigo durante o verão. Portanto abuse dos pratos leves. Esteja sempre com uma fruta caso bata uma fome entre as refeições principais e coma muita salada e verduras, elas contém vitaminas, minerais e fibras. Evite alimentos fritos e com muita gordura como bacon, frango frito, maionese e feijoada, eles demoram mais tempo para serem processados em climas quentes.
 
Uma alimentação inadequada durante o verão pode levar também a problemas no sono. Problemas de contaminação alimentar também são um grande risco, pois com o calor os alimentos estragam com facilidade. Sempre guarde-os em locais refrigerados e em caso de alimentos perecíveis lave-os e os mantenha congelados.
 
Para quem gosta de frequentar a praia, os cuidados com os alimentos devem ser redobrados.  Deve-se evitar os alimentos perecíveis que estragam facilmente com o calor. A maionese é um exemplo, assim como o famoso camarão e carne mal passada. Evite comprar de vendedores ambulantes, escolha sempre um restaurante que seja indicado e que você possa ter acesso à cozinha ou ver o preparo dos alimentos.
 
Além de seguir as dicas alimentares, idosos e crianças merecem uma atenção redobrada a respeito das roupas. Os idosos e as crianças devem ter um cuidado extra com o sol, usar protetor solar e roupas leves é tão importante quanto ingerir muito líquido.
 
Carina Xavier