Como se preparar para ter longas caminhadas?


Descansar um dia antes está entre as indicações!

 
Você não possui o costume de realizar atividades físicas com regularidade? Veja algumas dicas de como se preparar para longas caminhadas.
 
 
Realize pausas no decorrer do trajeto
 
 
Com base em um preparador físico, um trajeto de 13 Km é considerado intenso para as pessoas que não tem o costume de praticar atividades físicas com certa regularidade. “Uma caminhada assim como essa pode levar cerca de até duas horas com uma velocidade moderada a forte. Esta é uma atividade vigorosa para as pessoas sedentárias, que podem sentir a fadiga muscular ou até mesmo a desidratação. Pessoas que não têm o preparo físico precisam realizar intervalos a cada 15 minutos para tomar água e recuperar os principais músculos que são exigidos no decorrer do trajeto”, explica o preparador físico.  
 
 
Tenha sempre uma boa alimentação, mas sem exageros
 
 
É de grande importância se preocupar com as refeições realizadas anteriormente. “Antes de realizar a caminhada é necessário evitar os alimentos fritos e de difícil digestão. É bom também permanecer longe de comidas que você não possui o costume de consumir. Dê prioridade aos alimentos leves e que possuem grandes quantidades em carboidrato. Consuma frutas, que são alimentos leves, como o Goji Berry. Mas lembre-se de tomar água antes, durante e depois do seu trajeto”, esclarece o preparador físico. 
 
 
Tenha sempre cuidado com o seu coração
 
 
O preparador físico nos explica que as caminhadas podem trazer benefícios para a nossa saúde. No entanto para as pessoas que não possuem o preparo físico adequado, a preocupação precisa ser chegar ao final do trajeto se sentindo bem: “Infelizmente, as pessoas que não possuem uma rotina de exercícios físicos perderam uma oportunidade de melhorar o seu condicionamento físico para o percurso. Caso você seja sedentário, é bom evitar elevar a sua velocidade de forma muito rápida. As pessoas que têm mais ansiedade podem tentar correr no final do percurso, só que vale lembrar que sua frequência cardíaca vai ser alterada e o coração não está acostumado com esse tipo de estímulo”.
 
 
Tenha uma boa noite de sono e não se esqueça dos detalhes
 
 
Um tênis confortável também ajuda a evitar os problemas com bolhas e as dores nos pés. No entanto, descansar antes do trajeto também é de uma importância muito grande: “Durma bem no dia anterior e não fique sem se hidratar. No dia do percurso é indicado usar as roupas leves, pois são elas que permitam a troca de calor do seu corpo com o ambiente externo”. 
 
Henrique Torres