Como recuperar a forma após a gravidez?


Fazendo a dieta certa após a gravidez é possível sim recuperar a boa forma. Veja como voltar ao corpo original depois da gestação.

 
Na gestação, a barriga é empurrada para frente em um movimento que afasta os músculos. No abdômen existe um tecido elástico que estica com a gravidez e por isso que após o parto a barriga não volta ao normal rapidamente. No entanto, depois de quinze dias do parto, já é possível fazer exercícios para acelerar o tecido elástico a voltar ao normal. 

Para voltar à boa forma, é preciso ter acompanhamento de um especialista e uma alimentação equilibrada. Estabelecendo metas que possam suprir os nutrientes necessários para a amamentação e que proporcione uma melhor autoestima. Especialistas recomendam que o importante, é dar maior atenção à amamentação e depois, aos exercícios físicos. Neste período, existe uma grande preocupação com os cuidados do bebê, o que consequentemente gera um estresse emocional. As noites mal dormidas comprometem a reposição das energias e as funções do metabolismo, por isso os especialistas indicam atividades de baixas intensidades, como caminhadas, ioga ou pilates. 

Os exercícios devem estar aliados a uma boa alimentação, porque durante a gestação, o corpo exige uma resistência maior dos músculos, como suportar o aumento do peso e manter a dilatação dos quadris e do ventre. Portanto, é necessário respirar fundo e alongar-se bem, com uma frequência semanal, para recuperar as posições dos músculos e dos tecidos. 

A dieta após a gravidez deve ser com intervalos de 2 horas. É necessário que seja rica, em proteínas (carnes, frango, ovos), carboidratos de baixos índices glicêmicos, frutas (que ajudem a regular o bom funcionamento do intestino), vitamina C (morangos, laranjas, goiabas, kiwis), verduras e legumes (ricos em ferro) e cereais integrais que previnem os defeitos congênitos. Vale ressaltar que durante as refeições, é essencial comer bem e mastigar devagar, evitando o consumo de bebidas alcoólicas, gaseificadas ou refrigerantes. 

Pular as refeições não é recomendado, pois as reservas de energia do nosso organismo se esgotam e pode ocorrer a perda de massa muscular e gerar um acúmulo de gordura na região abdominal. Para secar as gorduras e deixar para trás a barriga flácida, o ideal é fazer exercícios para o abdômen, que sejam praticados de forma gradual.