Como planejar uma ceia de Natal saudável e apetitosa


Mantenha-se firme no “projeto verão” sem abusos nas festa de final de ano.

 O ano de 2012 já está na reta final e, como em todos os outros anos, a corrida pela boa forma antes do verão é sempre retomada. Além disso, existem pessoas que precisam, por uma questão de saúde, evitar os alimentos doces, gordurosos e ultracalóricos. Porém, à medida em que as festas de final de ano se aproximam, passamos a visualizar o Natal e sua belíssima ceia, repleta de alimentos que até então estavam na lista dos “evitáveis”.
 
Para preparar uma ceia natalina saborosa e sem peso na consciência, ou seja, mantendo os hábitos alimentares saudáveis, a melhor maneira é planejar com antecipação. Vale escolher cuidadosamente cada item, elaborar receitas nutritivas e, o mais importante, não abrir mão dos sabores tradicionais do Natal.
 
A inclusão de hortaliças, frutas frescas e secas, grãos e cereais integrais faz parte de uma ceia leve e equilibrada. Arroz integral com vegetais picados e farofa de soja – em substituição à farofa tradicional – são ótimas opções de baixo teor calórico e taxas de açúcar e gordura reduzidas. São alimentos que podem estar presentes ao longo do ano, pois apresentam substâncias que protegem o organismo contra doenças crônico-degenerativas, tais como hipertensão, diabetes e obesidade.
 
Também vale evitar o pernil, pois a carne de porco é mais calórica e gordurosa. É possível optar pelas carnes mais magras como o chester, o tradicional peru ou até uma deliciosa bacalhoada. Para beber, o refrigerante pode ser substituído por sucos naturais ou chás gelados sem açúcar. Na hora do brinde da meia-noite, o vinho tinto ou branco deve ser consumido com moderação.
 
Para a sobremesa, ao invés de doces com cremes calóricos, podem ser escolhidas frutas naturais ou secas, como pêssego, maçã, figo, uvas vermelhas ou cerejas. Outra fruta comum na época de Natal é a lichia, ótima para fazer um manjar diet. Também dá para criar deliciosas receitas que misturam frutas, gelatina diet e creme de leite light.
 
Caso não resista, o típico panetone com frutas secas é bem-vindo. Existem opções light (para quem busca o emagrecimento), sem adição de açúcar (para diabéticos) ou sem glúten (para celíacos). Sabendo escolher, ninguém precisa passar longe dos sabores natalinos!
 
Por: AgComunicado