Como evitar os incômodos no joelho?


A falta de alongamento e os calçados inadequados são os principais responsáveis pelas lesões!

 
 
A falta de alongamento e os calçados inadequados são os principais responsáveis pelas lesões! 
 
 
Compostos por ossos, músculos e também por tendões, os nossos joelhos são uma das mais importantes articulações do nosso corpo. Eles aguentam duas vezes o nosso peso assim que caminhamos e cinco vezes quando nós corremos, ficando desta maneira sujeitos a dores e as lesões.
 
 
Fazer um alongamento correto antes do inicio da prática de exercícios físicos é de grande importância, assim como resfriar o corpo logo depois. Deixar de realizar esta etapa é uma das principais motivos das dores no joelho. 
 

Tornando o joelho mais forte
 
 
O segundo passo, segundo um fisiologista e personal trainer, é tornar mais forte a musculatura do local. Certos aparelhos simples de musculação assim como cadeiras extensora e também flexora, como o leg press, são bem adequados. 



Exercícios
 
 
E, além disso, praticar exercício físicos com frequência é um outro modo de evitar o sobrepeso além de fortalecer os músculos e de quebra dar flexibilidade para as articulações. Deve-se também ter sempre em mente que a perda de peso depende em grande medida da união entre exercícios físicos e uma alimentação saudável, que inclua alimentos que auxiliem nesse processo, como o Goji Berry.
 
 
O tênis mais adequado para cada exercícios
 
 
Os calçados precisam ser trocados frequentemente, afinal o seu uso cotidiano acaba comprometendo a qualidade do amortecimento. O tênis correto respeita a sua pisada, que talvez seja pronada (ao atingir o chão, a parte interna do seu pé é apoiada), ou supinada (o pé atinge o chão com a face externa) ou então a neutra (a elevação do seu pé ao atingir o chão é uniforme). Confira o desgaste da sola dos seus sapatos para conseguir descobrir como você anda.
 
 
Enquanto você caminha ou corre, o calcanhar deve vir sempre primeiro para que possa amortecer o impacto, logo depois a planta do pé, que tem que passar por completa pelo solo. Mantenha os seus joelhos sempre semi flexionados. Caso você comesse a sentir dores em seu joelho, pare com as atividades físicas e recomece somente no momento em que já estiver melhor. Descanse com as suas pernas elevadas e coloque gelo durante 15 minutos quatro vezes durante o dia.
 
Henrique Torres