Como começar com um programa de exercícios?


Veja dicas para tornar o exercício um hábito!

 
E quanto exercício você deve fazer?
 
 
Para a saúde do coração, o recomendado é pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada, como caminhar, na maioria dos dias da semana. No entanto, "se você está fazendo menos do que isso, você ainda vai ver os benefícios", diz Rita Redberg, presidente do Conselho Consultivo Científico da American Heart Association. "Não é porque você não pode fazer 30 minutos que você não vai fazer nada, porque você poderá ver os benefícios mesmo em 5 ou 10 minutos de exercício".
 
 
Pronto para começar?
 
 
Especialistas em saúde e fitness compilaram um guia de iniciação para o exercício, incluindo a definição de alguns termos comuns do exercício, a amostra de exercícios, e as recomendações sobre equipamentos de ginástica em casa. Uma forma de medir a intensidade do exercício é verificar o seu ritmo cardíaco ou o seu pulso durante a atividade física. Estes devem estar dentro de uma faixa-alvo em diferentes níveis de intensidade. Por exemplo, de acordo com o CDC, para a atividade física de intensidade moderada, a frequência cardíaca de uma pessoa-alvo deve ser de 50% a 70% de sua frequência cardíaca máxima.
 
 
Preparar-se.
 
 
O primeiro passo para qualquer rotina de exercícios é o de avaliar se você está apto para a sua atividade física escolhida. Sempre que você começar um programa de exercícios, é aconselhável consultar um médico. Qualquer pessoa com grandes riscos para a saúde, do sexo masculino com idades entre 45 anos e mais velhos, e mulheres com idades entre 55 anos ou mais velhas, devem ter autorização médica, afirma Cedric Bryant, PhD, fisiologista chefe exercício para o American Council on Exercise. Mas não importa a sua condição médica, normalmente você pode trabalhar de alguma forma.
 
Henrique Torres