Como combater a fome no inverno?


Quando os termômetros registram baixas temperaturas, nosso organismo exige mais energia para alcançar a temperatura ideal, saiba como controlar a fome e fornecer a energia que o corpo necessita.

Quando a temperatura cai, o corpo estimula o consumo maior de calorias, para funcionar melhor. O que de fato, ocasiona no acúmulo de gordura e aumento de peso. No frio, nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura interna na base de 36°, é aí que o gasto energético acaba sendo maior, porque o organismo se esforça para manter a média de temperatura. A preguiça e o apetite nos dias frios aumentam, na mesma proporção. Por isso é importante resistir aos chocolates e aos pratos calóricos.
 
Os excessos na alimentação contribuem com o surgimento de doenças como hipertensão e obesidade, além de promover o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos que elevam ainda mais os riscos de doenças cardiovasculares. Por isso, devemos redobrar os cuidados com a alimentação no inverno. É importante ressaltar que o aumento da fome, é o corpo pedindo mais energia e que, se nos habituarmos a consumir alimentos saudáveis, que proporcionam sensação de saciedade, estaremos promovendo saúde e estimulando o bom funcionamento do nosso organismo.
 
Confira algumas dicas para controlar o apetite:
 
- Chocolate quente: procure consumir com leite desnatado e achocolatado diet.
- Chás: além de ser delicioso e possuir uma diversidade de sabores, os chás são ótimas alternativas para esquentar o corpo.
- Frutas: procure consumir frutas ricas em vitamina C que, além de serem potentes anti-inflamatórios, auxiliam no aumento do sistema imunológico, combatendo aos resfriados e gripes, que são frequentes nessa época do ano. 
- Sopas: procure consumir sopas com legumes batidos e adicione farelos de trigo, pois além de proporcionar uma sensação de saciedade, o trigo auxilia a regular as funções intestinais e controlar os níveis de colesterol. 
- Carnes magras: procure adicionar a sua dieta, as carnes magras como peixes ou frango sem pele, preparadas na panela de pressão ou grelhadas.
- Fondue: ao preparar o fondue, utilize leite desnatado e troque os queijos e os pães, por legumes. 
 
Não deixe que a preguiça o impeça de manter uma vida ativa, praticando exercícios físicos você potencializa os músculos e evita que sua musculatura fique mais vulnerável as lesões. Procure ingerir bastante liquido, mesmo que não tenha sede, pois isso ajuda a manter a temperatura no nível normal, que o organismo necessita. O ideal é ficar atento as armadilhas do inverno e consumir as delicias típicas dessa época, com moderação.