Bons sonhos...Boa dieta


Para uma dieta com sucesso, o sono ideal é fundamental para a conquista do objetivo de emagrecer.

 
Nada como uma noite bem dormida não é mesmo? Sim, todos sabem que uma boa noite de sono faz muito bem à mente e ao corpo. Mas você sabe até que ponto o descanso do corpo pode beneficiar a saúde? Dormir bem faz com que o corpo esteja disposto para uma rotina de atividades diárias e traz diversos benefícios à saúde além da disposição.

O que muitas pessoas desconsideram é que o sono é fator essencial se o intuito for, inclusive, perder peso, isso por que enquanto o indivíduo dorme, importantes hormônios como a grelina e leptina são liberados, estes hormônios são responsáveis pelo controle do apetite e para regular o funcionamento do metabolismo.

Uma noite de sono ideal equivale à aproximadamente oito horas, mas que podem variar de pessoa para pessoa. Há pessoas que necessitam de menos que oito horas para se sentirem dispostas ao longo do dia, outras necessitam de até mais tempo para ter um corpo descansado. O ideal mesmo é tomar alguns cuidados para que o corpo físico se sinta pleno e descansado para a realização de tarefas diárias e até mesmo para se manter em forma.

Não se trata de uma mágica para perder peso, mas de uma ação que beneficia e que tem poder sobre o sucesso de uma dieta cuja finalidade seja emagrecer.

É importante que um horário seja estipulado e respeitado ao dormir e levantar; que não haja exagero na ingestão de estimulantes e se houver a necessidade, que seja utilizado até pelo menos dez horas antes do momento de descanso; é importante cuidar da dieta, ingerindo alimentos que contenham quantidade equilibrada de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, dê ênfase às fibras e proteínas que são nutrientes que auxiliam no equilíbrio da glicose no sangue, o que aumenta a sensação de saciedade e ajuda para que a dieta seja devidamente cumprida ao longo do dia; a alimentação é a base de uma vida saudável e um sono regular, realizar de 5 a 6 refeições diárias é importante e evitar comer antes de dormir; se exercite, a prática de exercícios é fundamental para um sono regular, já que libera endorfinas, importantes neurotransmissores que ajudam a produzir sensação de bem-estar e regulam o sono; ter um ambiente tranquilo, adequado e escuro ajudam para um sono regular e reparador.

Diversos fatores estão relacionados quanto o intuito é a perda de peso e sem dúvida, o sono é fator crucial para sucesso da dieta. Durma com os anjos!
Daiana Barasa