Benefícios do consumo da Batata-doce


Um tubérculo rico em nutrientes e com baixos índices glicêmicos que pode auxiliar nas dietas de emagrecimento, a batata-doce promove efeitos benéficos à saúde.

Motivos não faltam para o consumo desse tubérculo, que promete emagrecer, fornecendo energia e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Considerada o carboidrato ideal para atletas e praticantes de atividades físicas, a batata-doce é um alimento rico em vitaminas e minerais, como vitamina A, complexo B, vitamina C e E, minerais como magnésio, cálcio, fósforo e potássio que exercem importantes funções em nosso organismo, que vão desde a saúde dos olhos e da pele à prevenção de diabetes e controle da pressão arterial. 
 
A batata-doce se destaca, por apresentar um baixo índice glicêmico que contribui com a liberação lenta e gradual de glicose na circulação sanguínea, fornecendo energia ao corpo sem provocar picos de glicose, auxiliando também no tratamento de diabetes tipo 2 e promovendo sensação de saciedade, favorecendo assim as dietas de emagrecimento. 
 
Com o amido resistente às enzimas do intestino delgado, o consumo da batata-doce, favorece as dietas, pois, ao passar pelo intestino grosso, o amido é fermentado pelas bactérias probióticas, promovendo o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre, hemorroidas e doenças inflamatórias intestinais.
 
Especialistas indicam o consumo de batata-doce regular, de forma cozida e com casca, para quem pretende ter uma vida saudável, pois dessa maneira, se preserva os nutrientes ricos em vitaminas e minerais que atuam no sistema nervoso, no fortalecimento dos ossos e no controle da pressão arterial. Essas substâncias também ajudam a prevenir o câncer e a combater o envelhecimento precoce, com a ação antioxidante que reduz o índice de radicais livres.
 
Atletas e praticantes de atividades físicas consomem a batata-doce antes dos treinos, para ter mais resistência e energia durante os exercícios, pois dessa maneira, proporcionam os carboidratos necessários para a hipertrofia. Para quem pretende emagrecer, o ideal é acrescentar a batata-doce em pratos assados, cozidos ou salgados, substituindo a batata-inglesa.