Benefícios da Hidroginástica


Descubra o que essa atividade pode proporcionar ao seu corpo e a sua saúde!

Uma ótima alternativa para queimar calorias, a hidroginástica é o exercício aquático mais agradável, eficaz, estimulante e seguro. Geralmente praticada em grupo, com músicas agitadas e piscinas no nível dos ombros, a hidroginástica proporciona o melhor desenvolvimento da capacidade aeróbica, cardiorrespiratória, a flexibilidade, a resistência e a força muscular e promove o aumento da circulação sanguínea, que garante uma sensação de bem-estar generalizada. 
 
Ao contrário das atividades realizadas no solo, a hidroginástica não é acompanhada de dores, transpiração ou sensação de exaustão, pois na água o peso do corpo diminui cerca de 90% e isso elimina os impactos musculares e articulares e possibilita que gestantes, pessoas com deficiência e idosos, pratiquem sem preocupações. 
 
Os exercícios aquáticos proporcionam mais resultados porque além de diminuir os impactos musculares, a pressão da água também estimula a circulação sanguínea e faz o aparelho respiratório trabalhar mais, aumentando assim a resistência muscular.
 
Os principais músculos trabalhados na hidroginástica são:
 
- Costas.
- Braços.
- Abdômen.
- Glúteos.
- Pernas.
 
Qualquer pessoa que pratique hidroginástica, combate o estresse. Pois os exercícios na água proporcionam uma massagem nos músculos, que relaxam o corpo e evitam que depois da atividade, a pessoa fique dolorida. E além de ser um dos exercícios aquáticos mais agradáveis, a hidroginástica possibilita a interação entre as pessoas na aula, estimulando as mais tímidas a se soltarem mais e interagir. 
 
Aliando as atividades da hidroginástica a uma alimentação balanceada, os resultados na perda de peso e na tonificação muscular são significativos a partir do segundo mês. Vale ressaltar, que a consulta ao médico antes de iniciar o treino, é imprescindível.