Benefícios da Comida Japonesa


Pratos que previnem doenças cardiovasculares e degenerativas. Saiba mais sobre os benefícios da culinária japonesa.

A culinária japonesa carrega o segredo da longevidade do povo oriental. Seus pratos contêm pouca, e às vezes nenhuma, gordura satura, além de serem  bem mais leves  e por não serem cozidos levam 100% dos nutrientes.
 
Os pratos japoneses são ricos em substâncias importantes para preservar a saúde, como o ômega 3 do salmão, que previne doenças cardiovasculares, ou o lentinan presente nos cogumelos, que reforça o sistema imunológico. 
 
As famosas algas, que envolvem os temakis e sushis, contém vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B12), responsáveis pela regulação da serotonina no organismo, hormônio que fornece a sensação de alegria, prazer e bem-estar.  Alguns estudos recentes também mostram que a alga pode absorver até 75% a gordura do organismo.
 
Confira os benefícios de alguns alimentos japoneses
 
Peixes: Não tem como negar que os peixes além de fazerem muito bem para a saúde são saborosos. Podem ser preparados de diversas maneiras, e na culinária japonesa até cru é uma delícia.  Eles são grandes benfeitores para o nosso coração por obterem Ômega 3. Ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto, também hipertensão e derrame.  Além disso, outro grande benefício do Ômega 3 é diminuir o colesterol bom e aumentar o colesterol ruim. Estudos também apontam que previne doenças degenerativas como o Mal de Azheimer. 
 
Tofu: Muitas pessoas tem preconceito  a respeito do tofu. Mas ele também fornece grandes benefícios para a saúde, saiba que ele é uma rica fonte de proteínas. 
 
Wasabi: A pasta Wasabi contém potássio, cálcio, ferro, magnésio e vitamina C. É uma pasta feita de rabanete japonês e ajuda a acelerar o metabolismo.
 
Eu não gosto de alimentos frios. E agora?
 
Muita calma! Saiba que a culinária oriental também oferece opções de pratos quentes e ainda assim saudáveis. São eles a Sopa de Soja (missoshiro), o Teppan de Frutos do Mar, que é feito na chapa e servido na hora e o Yakissoba, ótimo para ser uma das suas refeições principais, pois é um prato completo. 
 
Quem está de dieta pode optar a vontade pela culinária japonesa. Ela nos deixa satisfeitos porém sem a sensação de inchaço. Mas cuidado para não escolher alimentos que são fritos e os que contém o famoso (e calórico!) cream cheese. E lembre-se de que tudo em excesso faz mal. Não é só porque os pratos são mais leves que podemos comer exageradamente. 
 
Carina Xavier