Automassagem contra o estresse


Adotar o hábito da automassagem é uma maneira eficaz de combater o estresse e evitar o acúmulo das tensões

 
Alguns momentos de tensão ao longo do dia, estimulam o estresse. Enfrentar horas no trânsito, uma reunião importante ou ter que lidar com a pressão do trabalho, favorece o estresse que atinge diretamente a região das costas, coluna e ombros, ocasionando em desconfortos nesses locais que podem afetar a cabeça e o pescoço também. 
 
Além de estar relacionado com aparecimento de diversas doenças como pressão alta, depressão, gastrite e ansiedade, o acúmulo de estresse ao longo de vários dias, agrava muitos problemas de saúde. 
 
Tirar alguns minutos do dia para desfrutar de uma automassagem, ajuda o corpo a liberar as tensões acumuladas, melhora a circulação sanguínea e estimula a produção de seratonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. De acordo com especialistas, adotar esse hábito da automassagem, proporciona um relaxamento instantâneo. 
 
Médicos ressaltam que massagear a área dos ombros, da cabeça, pés e mãos, é fundamental, pois essas regiões possuem mecanismos que se comunicam com outros órgãos e sistemas do corpo, proporcionando sensação de conforto e tranquilidade.
 
Para aplicar a automassagem em seu dia-a-dia, siga estas instruções:
 
Ombros
Sente-se sobre a cama, com as pernas cruzadas e mantendo a coluna ereta. Com as mãos na nuca, deslize os dedos fazendo uma leve pressão da nuca às laterais dos ombros. Após esse procedimento, repita o movimento apenas com os polegares. Depois, com a mão direta no ombro esquerdo, amasse suavemente os músculos e depois deslize as pontas dos dedos, do pescoço ao final do ombro, fazendo uma leve pressão. Repita esse movimento no ombro direito com a mão esquerda. 
 
Cabeça
Na mesma posição, deslize as mãos sobre a cabeça, fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos. Massageando a cabeça como se estivesse ensaboando os cabelos com shampoo. Depois, dê leves batidinhas sobre toda a cabeça com as pontas dos dedos.
 
Pés
Desfaça a posição com as pernas cruzadas, leve o pé esquerdo sobre a perna direita. Com as pontas dos dedos da mão direita, deslize do calcanhar as pontas dos dedos do pé, fazendo uma pressão suave. Depois, deslize o polegar por toda a sola do pé, em linha reta, fazendo uma leve pressão. Na sequência, com a mão fechada, deslize os nós dos dedos, do calcanhar ao peito do pé. Repita esse procedimento no pé direito.