Atividades físicas podem melhorar fluxo sanguíneo


Segundo pesquisas recentes, praticar exercícios físicos, melhora o fluxo sanguíneo e previne a obstrução das artérias.

 
De acordo com um estudo realizado na Pensilvânia, os exercícios físicos ajudam a proteger os vasos, estimulando-os a um sistema anti-inflamatório, quando o fluxo sanguíneo entre estes vasos é mais elevado. Ou seja, desde que o indivíduo mantenha o fluxo sanguíneo elevado nas artérias, por meio de uma vida ativa, o enrijecimento da mesma, é remoto. 
 
A equipe de pesquisadores descobriu que um aumento da força do fluxo sanguíneo sobre as células endoteliais, resulta em um processo anti-inflamatório. Esse processo geralmente é associado ao uso de medicamentos, que exercem essa função, melhorando o fluxo sanguíneo nas artérias de pacientes que geralmente sofrem com altas taxas de colesterol, aterosclerose, doenças coronárias, entre outras doenças cardíacas. 
 
A utilização de medicamentos para estes casos, em que as taxas de gordura são depositadas como placas nas artérias, podendo resultar em obstrução das veias, ocasionando infartos, derrames e outras doenças cardiovasculares, geralmente é recomendada. 
 
O medicamento Sinvastatina por exemplo, é indicado para melhorar o fluxo sanguíneo e estimular a produção de colesterol bom (HDL). Contudo, ainda que pacientes com essa patologia tenham que utilizar medicamentos, a prática regular de exercícios físicos, bem como uma dieta equilibrada, é fundamental para o controle dessas doenças. 
 
De fato, este estudo comprova e reforça a ideia de que associar uma dieta saudável à prática regular de atividades físicas, garante inúmeros benefícios à saúde e ainda auxilia no combate aos altos riscos de doenças cardiovasculares.
 
A seguir, dicas de exercícios físicos para combater o colesterol:
 
- Caminhada
A caminhada é muito fácil de ser praticada. Basta o paciente inseri-la em sua rotina. Diversos estudos e pesquisas comprovam a eficácia da caminhada na prevenção de doenças cardiovasculares. Além de ajudar a emagrecer, caminhar garante saúde e bem-estar. 
 
- Natação e hidroginástica
Especialistas recomendam a prática desta modalidade à pacientes que estão acima do peso e enfrentam problemas com colesterol alto. Praticar exercícios na água, minimiza os riscos de lesão e ainda facilita os movimentos.   
 
- Bicicleta
Praticar atividades com a bicicleta pode ser tanto na academia como ao ar livre. A intensidade do exercício é definida a partir do batimento cardíaco do paciente, dessa maneira é possível fortalecer o coração e prevenir-se de doenças cardiológicas.