As Fontes do Ferro para a Gravidez


Veja onde a mulher grávida pode sencontrar o necessário ferro para uma gravidez saudável.

Seguir uma dieta rica em ferro pode ajudar a mulher grávida a prevenir os problemas e complicações relacionadas à anemia durante a gravidez. Os seguintes alimentos são ricas fontes de ferro:


1.    Feijões secos;
2.    Frutas secas, como damascos;
3.    Gema de ovo;
4.    Alguns cereais, se eles são enriquecidos com ferro;
5.    Fígado é rico em ferro, mas médicos e nutricionistas aconselham mulheres grávidas a evitar o consumo de fígado. O fígado é muito rico em vitamina A, e o excessivo consumo de vitamina A pode prejudicar o bebê durante a gravidez.
6.    Carne magra;
7.    Ostras (se certifique de que elas estão cozidas se estiver grávida);
8.    Aves de capoeira;
9.    Salmão;
10.    Atum;
11.    Cordeiro, carne de porco e marisco também contêm ferro, mas menos do que os itens listados acima;
12.    Leguminosas - feijões, soja, feijão preto, frutas secas e ervilhas;
13.    Sementes - castanhas e amêndoas;
14.    Vegetais, especialmente vegetais verde escuros como - brócolis, espinafre, folhas de dente de leão, aspargos, couve, alface;
15.    Alimentos Integrais - Grãos - arroz integral, aveia, milho e trigo.


Fontes não animais de ferro, mesmo que seu teor de ferro possa ser alto, menos facilmente são absorvidos pelo corpo humano. Misturar alguma carne magra, peixe ou aves com eles pode melhorar suas taxas de absorção por até três vezes. Uma destas fontes pode ser encontrada em medicamentos como o Combiron.


Alguns chás, como o chá preto comercial ou chás pekoe têm substâncias químicas que se ligam ao ferro e dificultam muito o organismo a absorver o ferro.
 
Henrique Torres