Dicas para combater o inchaço nas pernas


Sedentarismo, má alimentação e mudanças hormonais são as principais causas

O inchaço nas pernas é comum e tende a aumentar principalmente com a chegada do verão, pois o corpo acaba retendo mais líquidos ao comparar com as demais estações do ano. O inchaço pode ocorrer por meio de diversos hábitos no dia a dia, como o sedentarismo, má alimentação, rica em gorduras e açúcares, consumo de pouca água e mudanças hormonais comuns entre as mulheres.  

O inchaço na região das pernas causa câimbras , coceira, formigamentos e calor intenso. Estes sintomas aparecem devido ao acúmulo de líquidos na região que decorre da falta de movimento e sedentarismo. Os hábitos de trabalho de hoje em dia nos obriga a ficar horas numa mesma posição, o que dificulta a circulação sanguínea e acumula líquidos.  

O que causa o inchaço? 

Na região das penas ocorre devido a insuficiência venosa, dificuldade de retorno do sangue para as veias do coração, o que também podemos resumir como má circulação; 

Mudanças hormonais que ocorrem entre as mulheres também podem ocasionar o inchaço na região das penas. No período pré-menstrual o corpo tende a acumular uma maior quantidade de líquidos; 

O sedentarismo é uma das principais causas do inchaço e da má circulação sanguínea. Geralmente, pessoas que trabalham sentadas, ou mesmo em pé, ficam horas na mesma posição, o que prejudica o percurso das veias sanguíneas e gera maior cansaço.

Uma das dicas é não podendo evitar ficar na mesma posição no trabalho, iniciar a prática de atividades físicas, como caminhada ou mesmo musculação.  

O consumo de alguns medicamentos, como antidepressivos e antiinflamatórios podem causar efeitos colaterais, entre eles o inchaço e acumulo de líquidos. Ao sentir cansaço na região das pernas ou inchaço no corpo e estiver ingerindo estes medicamentos procure orientação médica. 

Como combater o inchaço: 

  • Beba chás, pois são excelentes diuréticos e ajudam em casos de retenção de líquidos

 

  • Use cremes específicos na região das penas que ativam a circulação sanguínea;

 

  • Beba muita água e pratique atividades físicas;

 

  • Evite o consumo excessivo de café, gorduras e bebidas alcóolicas; 

 

  • A drenagem linfática também é um método indicado para aliviar dores nas pernas e evitar a retenção de líquidos.
Juliana Rodrigues