Alimentos no combate à hipertensão


Em casos de pressão alta é necessário consumir os nutrientes corretos

A hipertensão é um problema cardiovascular muito comum. A Associação Americana do coração aponta que uma em cada três pessoas sofrem de pressão alta. O problema é decorrente de diversos hábitos atuais, como sedentarismo e má alimentação. A doença é silenciosa e muitas pessoas desconhecem que estão com a pressão elevada comprometendo a saúde. Para combater a hipertensão além da indicação médica alguns alimentos podem apresentar-se saudáveis para o consumo no dia a dia. Veja quais são:

Amêndoas

A amêndoa é rica em ácidos graxos essenciais para o controle do colesterol e contribui para as funções do coração. Um punhado de amêndoa diariamente irá ajudar a diminuir a pressão arterial. A amêndoa pode ser consumida sem riscos, pois a gordura presente é considerada monoinsaturada, benéfica para saúde sem aumentar o peso ou colesterol ruim.

Água de coco

A água de coco é aliada em dias quentes para hidratar o organismo. A bebida é rica em potássio, nutriente importante para o controle da hipertensão. Além do potássio também possui eletrólitos que contribuem em casos em pressão alta.

Aveia

A aveia é riquíssima em fibras e outros nutrientes essenciais para a saúde inclusive no controle da pressão. Estudo realizado na Universidade de Columbia, Estados Unidos, alerta que o consumo regular da aveia pode diminuir em até 5% os níveis do colesterol. Além de contribuir para saúde arterial a aveia é aliada do coração.

Limão e salsa

Ambos podem ser acrescentados no preparo do suco. O limão e a salsa são potentes diuréticos que irão contribuir para eliminação dos líquidos e excesso de sódio no organismo. Bata com água um limão com casca e um punhado de salsinha. Pode coar e tomar em jejum pela manhã diariamente.

Banana

O potássio é um nutriente que não pode faltar na dieta de quem possui pressão alta. O mineral contribui para saúde e no combate à hipertensão. 

Juliana Rodrigues