Alimentação que protege a pele dos raios nocivos do sol


Alguns nutrientes aumentam a resistência da pele e ajudam na conquista do bronzeado perfeito

Com a chegada do verão quem não quer uma pele com a cor da estação mais quente? É tempo de clubes mais frequentados, de praias mais cheias, é tempo do aumento de vendas de roupas de banho, protetores solares etc. 

Mas não é só abusar do filtro solar que é a grande dica para um verão de saúde para a pele, isso porque alguns alimentos podem fortalecer a pele contra os raios nocivos do sol, e alguns em particular podem colaborar para um bronzeado mais bonito.

Entenda sobre o assunto e arrase

Há alguns alimentos que possuem substâncias conhecidas como fotoprotetores que aumentam o poder de defesa das células contra os radicais livres que também podem ser gerados por meio da exposição solar. Esse nutrientes são importantes para evitar o surgimento de manchas na pele, vermelhidão e inclusive, previnem o envelhecimento da pele. Utilizar o protetor solar indicado e realizar uma alimentação adequada é fundamental para um bronzeado impecável.

Quais alimentos devem ser explorados?

Há uma importante substância que age como antioxidante e que auxilia na conquista do bronze dos sonhos: trata-se do betacaroteno. Onde pode ser encontrado? Nos alimentos alaranjados e amarelados: cenoura, laranja, abóbora, manga, mamão, entre outros, as verduras de folhas verde-escuras também merecem a atenção.

O betacaroteno atua na formação da vitamina A, que é um dos principais agentes que fazem com que a pele produza melatonina, pigmento que confere coloração à pele.

A vitamina E, também importante antioxidante, auxilia a pele no ganho de resistência contra os raios ultravioletas nocivos do sol. Alimentos ricos em vitamina E como sementes oleaginosas, com ênfase nas amêndoas e castanhas, a gema de ovo, o abacate, entre outros. 

A substância ômega-3 é importante para evitar o aspecto ressecado da pele, e previne o surgimento das tão temíveis manchas. Peixes, sementes oleaginosas, abacate, linhaça, chia, entre outros, devem ser explorados.

Há ainda poderosos antioxidantes conhecidos como flavonoides que agem como fotoprotetores, também hidratam a pele e previnem o surgimento de manchas. Esses antioxidantes podem ser encontrados em uvas, no chocolate amargo, no chá verde, entre outros.

O selênio é um mineral também essencial, estimula a produção de colágeno no organismo, pode ser encontrado em abundância na castanha-do-pará e em menor quantidade nas demais sementes oleaginosas.

Vale lembrar que os horários de menor risco para se expor ao sol é antes das 10h e após as 16h, o filtro solar deve ser reaplicado a cada mergulho no mar ou piscina e em casos de sudorese intensa. Esses alimentos devem ser consumidos frequentemente em uma dieta equilibrada e não se esqueça de ingerir muita água e de proteger os olhos e cabelos. 

Aproveite o melhor do verão com saúde.  Conquiste o bronzeado dos sonhos.

 

Daiana Barasa