Alimentação e sorrisos: benefícios à saúde


Conheça alimentos que provocam o bom humor

O bom humor é a chave para uma vida plena. Viver estressado e com raiva está relacionado segundo estudos científicos com o surgimento de doenças.

Mas estar bem-humorado não é resultado apenas de um comportamento, há alimentos que possuem substâncias que quando ingeridas estimulam a produção de hormônios neurotransmissores no organismo, responsáveis pela sensação de bem-estar.


As vitaminas do complexo B, minerais como o ácido fólico  e até mesmo outras substâncias, agem diretamente sobre o sistema nervoso e podem levar ao bom humor.


Quais alimentos provocam a sensação de bem-estar?

Banana: Essa é uma das frutas mais populares do Brasil, mas além disso, é um dos alimentos que podem ser conhecidos como “agentes da felicidade”. A banana é rica em um aminoácido conhecido como triptofano, que quando ingerido se transforma em serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e pelo sono regular.


Pimenta vermelha: A pimenta vermelha possui uma substância conhecida como capsaicina, que age diretamente na formação das endorfinas, que assim como a serotonina provocam a sensação de bem-estar.


Espinafre: Essa verdura é rica em ácido fólico e em vitaminas do complexo B, juntas essas substâncias produzem a serotonina no organismo. O consumo regular do espinafre previne a irritabilidade e ansiedade.


Aveia: Esse cereal que pode ser facilmente encontrado e que custa pouco, também é rico em triptofano. 

Arroz integral. Esse alimento é rico em vitamina B1, vitamina essencial para o perfeito funcionamento do sistema nervoso, o que reflete na prevenção da irritabilidade.


Alface: Possui uma substância conhecida como lactucina, uma espécie de calmante natural, é um alimento importante no tratamento da depressão e para pessoas que costumam agir com muita ansiedade.


Chocolate amargo. Essa versão do chocolate é a mais rica em cacau, concentra grande quantidade de triptofano e magnésio, mineral importante para a prevenção da ansiedade e nervosismo. Isso não quer dizer que o chocolate amargo possa ser consumido em exagero, um gomo ao dia já basta.


Esses são só apenas alguns dos alimentos que ajudam a melhorar o humor. Consuma-os com mais frequência na dieta e claro, não farão o trabalho sozinho, é necessário um pouco de esforço pessoal para ver o copo sempre “meio cheio”.

 

 

Daiana Barasa