Dicas de alimentação para o verão


As frutas e verduras mais indicadas para nos deixar saudáveis no verão.

Todo mundo sabe que no verão o mais indicado é comer alimentos leves e frescos. O ideal é abusar das frutas e verduras. Ou seja, aquela feijoada no domingão de sol nem pensar. Não se preocupe. Evitar a feijoada não é um grande sacrifício, até mesmo porque você não vai sentir vontade de comê-la.  A vontade de consumir alimentos mais leves em dias quentes é quase involuntária. E isso é muito bom, pois fazer refeições pesadas pode causar tonturas, enjoos e cansaço.  
 
Quando comemos uma comida muito quente e gordurosa nosso corpo tem que transpirar mais e com isso perdemos água e sais minerais. Por isso quando suamos muito é importante repormos esses minerais.  Sendo assim é muito indicado beber muita água. Leve sempre uma garrafinha de água com você onde quer que vá e evite refrigerantes. Por mais refrescante que pareça, o refrigerante e a bebida alcóolica não hidratam, a cerveja, aliás, tem efeito contrário, desidrata.
 
Manter a saúde é de extrema importância, ainda mais no verão. Saiba quais são as frutas e verduras mais indicadas para nos deixar bem nutridos e fortes na época mais quente do ano:
O sódio e cloro, por exemplo, estão presentes no sal de cozinha. Já o potássio não é difícil de encontrar, basta consumir frutas que são facilmente encontradas como a laranja, abacate banana e uva.  Pode-se repor esses minerais consumindo também grãos como o grão de bico, lentilha e milho, além das amêndoas. 
 
Evite as comidas muito pesadas para não passar mal depois. Comidas salgadas ajudam a repor o sódio perdido na transpiração sim, mas deve-se tomar cuidado com o consumo desses pratos, principalmente quem tem pressão alta.  A dica é abusar dos líquidos naturais ( água mineral, sucos, água de coco)  e das saladas.  Siga as dicas e aproveite o verão de uma maneira saudável!
 
 
 
 
Carina Xavier