Água: um alimento que pode ser consumido em exagero


Conheça os benefícios ao organismo do consumo de água logo ao acordar

A água é um dos alimentos mais importantes para o corpo humano e quem resiste em um dia quente a um copo generoso desse líquido geladinho? Mas muitas pessoas só se rendem a um copo de água quando sentem sede, um erro, já que quando o organismo sente sede é sintoma de desidratação.

Ao acordar o ideal seria tomar um generoso copo de água ao invés de qualquer outro alimento, a água é responsável pela diluição sanguínea e facilita o transporte de nutrientes da corrente sanguínea pra diversas partes do corpo.

Da mesma maneira como quando se lava o rosto pela manhã para despertar, beber água dá ao organismo o despertar necessário para a realização das principais funções ao longo do dia.

Para quem acha que beber água não traz benefício algum à pele está completamente enganado, beber água regularmente aumenta a elasticidade da pele, a derme fica hidratada com uma aparência melhor.

Assim que o indivíduo acorda e bebe pelo menos dois copos de água está trazendo benefícios à própria saúde que desconhece, quais benefícios são esses? Ajuda a proteger o cólon e aumenta o poder de absorção de nutrientes; aumenta a produção de células do sangue; ajuda a preservar o sistema linfático; melhora o funcionamento intestinal; o consumo unido a uma dieta equilibrada favorece o emagrecimento, pois normaliza o funcionamento do metabolismo; ajuda a conferir disposição ao corpo, entre outros benefícios.

Quando se fala em manter o corpo hidratado, a água é o alimento mais recomendável, em dias com temperatura mais amena o mínimo de 2 litros são indicados, em dias mais quentes, no mínimo 4 litros devem ser ingeridos. 

Quando há a prática de atividades físicas, tome cuidados com a hidratação do corpo, exercícios ao ar livre como caminhadas e corridas fazem o corpo perder mais água e por isso é sempre importante ter em mãos uma garrafa de água.

Crianças geralmente precisam do incentivo dos pais para se lembrarem do consumo de água, por isso fique sempre atento e estimule seu filho a beber líquidos ao longo dia, retire da dieta dele os refrigerantes, prefira sempre os sucos naturais e a água potável, aliás, cuidado com os sucos industrializados que costumam ser ricos em conservantes e em açúcares.

Há aqueles que preferem a água aromatizada, por isso invista na fatia de limão, laranja, em uma cereja congelada, entre outros. 

Cuide da alimentação, pratique exercícios e beba sempre muita água... Em hipótese alguma espere seu corpo lhe pedir água, tenha como foco a hidratação principalmente na estação mais quente do ano.

Isotônicos também são indicados, mas principalmente para aqueles que praticam exercícios físicos, água de coco geladinha também vai bem para hidratar nesse calor.

 

Daiana Barasa