Adoçantes – bons ou ruins para a saúde?


Os estudos não são conclusivos sobre o impacto em longo prazo de adoçantes artificiais!

 
Christopher Gardner, médico e professor associado de medicina na Universidade de Stanford, na Califórnia, disse: "Enquanto eles não são balas mágicas, o uso inteligente de adoçantes não nutritivos podem ajudar a reduzir adição de açúcares em sua dieta, portanto, reduzindo o número de calorias que você come. Reduzir calorias poderia ajudá-lo a atingir e manter um peso corporal saudável e, portanto, ter um menor risco de doenças cardíacas e diabetes. Mas há ressalvas".
 
 
Exemplos de adoçantes não nutritivos citados pelos autores incluem: aspartame, acessulfame-K, neotame, sacarina, sucralose, plant-derived stevia. A maioria dos estudos sobre os adoçantes artificiais são inconclusivos. Os autores explicam que até à data os estudos sobre se os adoçantes artificiais utilizados para deslocar os edulcorantes calóricos, tais como a adição de açúcares, podem resultar numa diminuição do consumo de hidratos de carbono (desejável para controlar a diabetes), numa diminuição do consumo de calorias e numa diminuição do controle do peso corporal. Os estudos também não são conclusivos sobre o impacto em longo prazo de adoçantes artificiais sobre o apetite e a redução de outros fatores de risco ligados a doenças cardíacas e diabetes.
 
 
O Dr. Garner disse: "Determinar os benefícios potenciais de adoçantes não nutritivos é complicado e depende de onde os alimentos ou as bebidas que contenham eles se enquadram no contexto de tudo que você come durante o dia. Por exemplo, se você escolher uma bebida adoçada com adoçantes não nutritivos, em vez de um refrigerante de 150 calorias, mas, em seguida, recompensar-se com uma fatia de 300 calorias de bolo ou biscoitos no final do dia, os adoçantes não nutritivos não vão ajudá-lo a controlar o seu peso, porque você adicionou mais calorias para o seu dia do que você subtraiu”.
 
 
“No entanto, se você substituir a bebida com adoçantes não nutritivos pelo refrigerante de 150 calorias, e não compensar com calorias adicionais, a substituição poderia ajudá-lo a gerir o seu peso, porque você estaria comendo menos calorias”, ele conclui. Além de consumir menos açúcar, uma pessoa pode emagrecer por consumir Garcinia cambogia, uma pequena fruta que se assemelha a uma abóbora em miniatura, o extrato do fruto de casca é popular entre produtos naturais para a perda de peso. 
 
 
Henrique Torres