A aveia diminui o mau colesterol


A aveia é um cereal que merece ser mais consumido. Ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol, saiba mais.

 
Um alimento fácil de encontrar, economicamente acessível, em versões que variam, porém de benefícios idênticos, trata-se da aveia. Esse é um alimento comumente conhecido pelo tradicional mingau, mas as possibilidades de utilização da aveia são inúmeras (versões doces e salgadas).
 
A aveia é um cereal rico em fibras, que comprovado cientificamente auxilia na redução dos níveis de LDL (mau colesterol) no sangue; auxilia no bom funcionamento intestinal e se aliada à uma dieta equilibrada pode proporcionar emagrecimento, já que produz sensação prolongada de saciedade.
 
A ingestão da aveia deve ser realizada em conjunto com a ingestão de água ao longo do dia, para que os efeitos, principalmente sobre o intestino possam ser sentidos.
 
A riqueza das fibras presentes no cereal é responsável por benefícios ao sistema cardiovascular, já que reduz consideravelmente os níveis do mau colesterol no sangue se ingerido diariamente.
 
Mas há um paradigma que deve ser quebrado quanto ao consumo de aveia, pode ser usada não apenas com frutas, mingau ou em forma de leite. O uso em pratos salgados pode ser explorado (bolinhos, pães, panquecas, farofas etc.), a imaginação pode ser usada a favor de uma múltipla utilização desse importante cereal.
 
Com o colesterol não se brinca, as doenças provenientes do acúmulo de gorduras no organismo são as que mais matam no mundo. Vale salientar a medicação Sinvastatina, útil para tratamento de doenças do coração e que entre os seus efeitos, ajuda na redução dos níveis de LDL (mau colesterol) no sangue.
 
A aveia pode ser encontrada de várias maneiras: farelo, farinha e flocos, o importante é que seja introduzida na dieta diária. Coma aveia!
 
Daiana Barasa