Banana: um combustível para a atividade física


Muito utilizada por atletas e praticantes de atividades físicas, a fruta é considerada um superalimento, sendo uma excelente fonte de energia

Além de saborosa e nutritiva, a banana pode ser encontrada facilmente e, geralmente, possui um preço atrativo, o que justifica ser uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros.

A banana é rica em sais minerais como como potássio, cálcio, magnésio e fósforo, o que garante um melhor desempenho físico. A fruta também é rica em carboidrato e frutose (açúcar natural), que proporcionam energia para o músculo esquelético durante a prática de exercícios físicos, o que reduz a chance de cãibras.

Além de ser uma excelente opção para melhorar o desempenho físico, a banana também possui a capacidade de melhorar o humor. Isso porque a fruta possui triptofano, uma proteína que se converte em serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bom humor e sensação de bem-estar. A fruta também reduz o risco de derrames e pressão alta, devido a grande quantidade de potássio.

Quem deseja emagrecer também pode se beneficiar com o consumo de banana. A fruta é rica em fibras, que promovem sensação de saciedade e regulam o funcionamento intestinal.

A banana verde também é um excelente alimento funcional. Por apresentar uma maior quantidade de fibras solúveis, se comparado a versão madura da fruta, funciona como um prebiótico natural, que auxilia o equilíbrio da flora intestinal. Para quem não gosta do sabor da banana verde, é possível consumi-la em forma de farinha ou biomassa, que pode ser adicionados em receitas.

Banana como consumir?

A banana é muito versátil, podendo ser utilizada como ingrediente de tortas, bolos e vitaminas. A fruta também pode ser consumida cozida, grelhada, à milanesa, com aveia, mel, entre outras formas.

Apesar de ser uma fruta extremamente nutritiva, não é recomendado consumi-la em grandes quantidades, pois o consumo excessivo de carboidratos pode causar desconforto gástrico. A recomendação é consumir de duas a três bananas, de 30 a 45 minutos antes do exercício.

Vanessa Ferreira